Psssst! O que é nacional é mesmo bom!!

São vários os debates na sociedade moderna sobre sustentabilidade, isto porque só através de um modelo de sociedade mais sustentável será possível garantir a nós e às próximas gerações uma vida de qualidade. Sim é verdade, a sustentabilidade melhora a qualidade da nossa vida!

O sector da alimentação é essencial numa sociedade, seja ela qual for, moderna ou não, e é neste que é necessário agir de uma forma integrada em todos os seus intervenientes, ou seja, produtores, distribuidores e consumidores.

Na Courela dos Pegos Bio acreditamos e trabalhamos sobre a visão de uma Cadeia Curta de Distribuição, para nós isto é importantíssimo para a sustentabilidade económica, ambiental e social de uma sociedade. Mas é tão importante porquê?

A Cadeia Curta de Distribuição tem como premissa que um bem parte do seu ponto de origem até ao seu destino pelo menor percurso possível, dando como exemplo uma maçã, temos a hipótese de esta ser produzida na América do Sul, onde o seu produtor

vendeu para um distribuidor local, depois esse distribuidor enviou de barco para um distribuidor nacional que coloca esse produto num retalhista e esse retalhista vende no seu estabelecimento. Temos depois a opção de um produtor português da região oeste entregar a maçã, que produziu e foi colhida nessa manhã, na casa do consumidor ao final da tarde.

Através do exemplo anterior é fácil perceber a importância que uma Cadeia Curta de Distribuição tem na sociedade, da forma apresentada, a maçã vendida diretamente do produtor ao consumidor produziu menos poluição, dispersa menos capital por intermediários e tem muito mais qualidade e sabor.

É muito importante que quando realiza as suas compras verifique se está a adquirir produtos de origem nacional, não faz sentido estar a comprar no supermercado batata da Alemanha quando os produtores nacionais estão com dificuldade em escoar o seu produto de excelente qualidade.

Nós também percebemos que o mercado tem na sua grande base os preços praticados, mas se os produtores nacionais conseguirem escoar todo o seu produto nacionalmente, os seus preços também vão baixar, vão empregar mais pessoas, vão contribuir mais para a economia local e nacional.

Por isso fazemos um apelo a todos que comprem sempre produto de origem nacional e se possível diretamente aos produtores locais, pois assim contribuem para uma sociedade mais sustentável e recebem em vossa casa produtos de muito melhor qualidade e mais saborosos!

346 visualizações1 comentário

© Courela dos Pegos produção e comercialização de hortofrutícolas e transformados sempre de origem biológica. Marca registada. Rua dos Quatro Marcos Pinhal Novo, Palmela 

Contactos: geral@coureladospegosbio.com ou 918414885