top of page

A sazonalidade dos alimentos

Este é um dos temas que mais se tem começado a ouvir falar no que diz respeito a uma alimentação saudável e responsável, mas o que é isto da sazonalidade dos alimentos?

É muito simples! Consumir produtos da época em que se encontra, por exemplo, tomates no verão e couves no inverno.

O conceito é simples, mas a sua aplicação não é assim tão fácil uma vez que hoje em dia temos praticamente todos os frescos disponíveis durante todo o ano nos grandes retalhistas. Se no hemisfério norte é inverno, importam-se frutas e hortícolas do hemisfério sul, ficando assim a sociedade pouco informada sobre o que existe no seu país em cada altura do ano.

O primeiro passo é comprar o que é produzido nacional, já que aumenta a probabilidade dos produtos serem da estação em que se encontra. De seguida, pode falar com os produtores nos mercados bio ou contactar via online para tirar dúvidas. Também pode sempre pesquisar na internet uma tabela com os produtos da época e afixar no frigorífico de sua casa, para consultar antes de decidir o que vai comprar para as suas refeições. Temos por exemplo a tabela que apresentamos.

Porque é tão importante consumir produtos da época?

Todos os produtos têm um determinado período ideal para a sua produção. Assim, se o mesmo for produzido de forma natural, no seu ambiente ideal e não artificial, o mesmo irá ter muito mais sabor, terá mais nutrientes e será mais indicado para o seu organismo!

Mas sabia também que irá estar a poupar? Sim! Porque os produtos da época são mais baratos, os custos da sua produção são menores e a oferta de mercado é maior. Os tomates em Fevereiro são mais caros do que os tomates em Junho.

E sabia que irá estar a ter um papel ativo na sociedade no que diz respeito à diminuição da poluição do planeta? Se não consumir cebolas do Peru, não vai estar a adquirir um produto que só para a sua viagem até Portugal deixou uma pegada ecológica enorme no planeta. Provavelmente os seu produtos até foram produzidos numa Quinta a poucos quilómetros de sua casa e colhidos no próprio dia.

Por isto, e por muito mais, alimente-se de uma forma saudável e responsável! Nós somos aquilo que comemos e a nossa sociedade é aquilo que os seus cidadãos consomem.




bottom of page