top of page

Árvore a árvore preenche-se a floresta de encanto

Preservar o que nos rodeia permitindo-nos conviver com o ambiente em que estamos inseridos, é um ponto fundamental na linha que traçámos quando imaginámos o nosso projeto.

 

Sempre fez para nós o maior sentido sermos impulsionadores da mudança e da preservação do que nos rodeia. No dia mundial da Árvore e das Florestas, é com muita felicidade que partilhamos o trabalho que temos feito na nossa Courela.



Para além da conversão da agricultura para modo biológico, assim que começámos a “trabalhar” na terra, unimos esforços para reabilitar a quinta, querendo por isto referir que pretendíamos recuperar a fauna e flora que fazia parte dela. Na nossa Courela existem dois pegos de água que de há uns anos para cá estavam praticamente secos, devido à precipitação insuficiente, lençóis freáticos e aos próprios terrenos. É com muita felicidade que temos visto que de ano para ano, os mesmos se vão enchendo de água e que nos meses mais quentes não secam totalmente.

 

Na nossa zona de montado, onde temos sobreiros, pinheiros mansos e parte da nossa reserva ecológica, para além da limpeza do terreno temos estado a preparar no viveiro mais árvores para aumentar a nossa área de bosque, criando assim uma zona mais vasta de arvoredo que protege a própria quinta e os animais que dela fazem parte.

 

Relativamente à fauna, desde que começámos o nosso projeto em 2017, temos visto o regresso e permanência de muitos animais na nossa Courela. Desde a raposa que vemos passar de fugida nas manhãs, à águia que sobrevoa as nossas culturas, vários são os animais que já fazem parte do nosso dia-a-dia. Coelhos, doninhas anãs, saca-rabos, falcões, corujas e mochos, poupas, corvos são alguns dos animais que já fazem parte do nosso ecossistema e que nos ajudam todos os dias a criar o equilíbrio que a nossa quinta precisa.

 



Cada vez mais, torna-se necessário e urgente preservar o nosso planeta e todos os seres vivos que dele fazem parte. Cabe a cada um de nós fazer um pouco desse papel, contribuindo do modo que podemos, seja no nosso dia-a-dia, seja com negócios sustentáveis. “Plantar uma árvore” neste dia da Árvore e das Florestas, pode ser refletido numa compra mais sustentável, a granel ou diretamente ao produtor, na redução do consumo de carne, na aposta na reciclagem e compostagem ou na redução do consumo de água e eletricidade nas nossas casas. Na verdade, “plantar esta árvore” está ao alcance de qualquer um de nós.


Feliz Dia Mundial da Árvore e das Florestas!

bottom of page