Neste dia mundial da saúde brindamos ao que fazemos. Fazemos o que fazemos pela nossa saúde e dos nossos
Fazemos o que fazemos pela saúde do nosso planeta
Fazemos o que fazemos pelos nossos solos
Fazemos o que fazemos pela recuperação do nosso ecossistema
Fazemos o que fazemos pela preservação ambiental da nossa Courela
Fazemos o que fazemos por acreditar que este deve ser o nosso legado
Fazemos o que fazemos por acreditarmos que somos aquilo que comemos
E por sermos o que comemos é importante incentivar à reflexão dos nossos hábitos alimentares. Através da prática de uma alimentação saudável e variada, estamos a nutrir o nosso organismo e a dar-lhe as ferramentas necessárias para um crescimento saudável, para a prevenção de uma série de doenças e para o nosso bem-estar geral.
A OMS, a WWF Portugal e a DGS facultam vários artigos e linhas-guia para uma alimentação saudável, apontando o consumo diário de vegetais e fruta de pelo menos 400g/dia (cerca de 5 porções para um jovem/adulto).
São inúmeros os benefícios e curiosidades em relação às hortofrutícolas que fazem parte do nosso dia-a-dia, por exemplo sabia que as beldroegas são uma das maiores fontes vegetais de ácidos gordos e que é um alimento rico em ómega 3? Ou que a abóbora é um alimento rico em vitamina A? E que os morangos são ricos em vitamina C e fibra? Através do consumo variado destas frutas, vegetais e leguminosas, o nosso organismo consegue obter vitaminas e sais minerais que necessita.
A adoção de estilos de vida saudáveis está ao alcance de todos, sendo a promoção de uma alimentação saudável, rica e equilibrada fundamental. Vamos caminhar juntos nesta direção?
Deixamos alguns links interessantes para explorarem este tema:
Comentarios